18 de dez. de 2010

Prefeitura amplia número de vagas de Zona Azul


A Prefeitura de Diadema ampliará o número de vagas no sistema de estacionamento rotativo remunerado em vias públicas em diversos bairros da cidade. A iniciativa da Secretaria de Transportes do município foi aprovada em 2ª votação na sessão desta quinta-feira, 16 de dezembro, pela Câmara Municipal. Com o projeto de lei nº 012/2010 do Executivo, o sistema passará a ter cerca de 1.800 vagas na região central da cidade e nos centros comerciais de bairros.

A Zona Azul já existe na região central do município com cerca de 700 vagas desde 1991. O objetivo da ampliação é aumentar a oferta de vagas em regiões com grande concentração de comércio, serviços e lazer, assim como democratizar o espaço público, garantir maior rotatividade de vagas, a circulação de veículos de maneira organizada e atender a demanda por estacionamentos tão comuns aos centros urbanos.

A medida é necessária devido ao surgimento de novos estabelecimentos comerciais e do crescimento e fortalecimento dos centros comerciais dos bairros de Inamar, Eldorado, Campanário, Serraria, Piraporinha e Centro. Além de beneficiar ao proprietário do estabelecimento, que garante o acesso a seu comércio a um número maior de clientes, o munícipe também ganha ao ter condição de achar uma vaga e assim realizar suas compras.

A reduzida capacidade de estacionamentos afeta clientes e lojistas, além de provocar o cometimento de uma série de infrações, como filas duplas, estacionamento sobre passeios e em locais proibidos.A lei atual sobre Zona Azul no município é de 1991, anterior ao Código de Trânsito Brasileiro, que é de setembro de 1997. O Projeto de Lei visa atualizar a legislação vigente bem como adequar a legislação municipal à nacional.

Por Luciana Yamashita - P.M.D.

Nenhum comentário: