25 de nov. de 2010

RODADA TECNOLÓGICA REÚNE SEGMENTOS DO PLÁSTICO E BORRACHA

Promover o encontro entre a indústria e as instituições de pesquisas com o objetivo de ampliar a capacidade inovadora das empresas é o que propõe a Rodada Tecnológica que será realizada em Diadema nesta sexta-feira (26/11), na sede da Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). O evento deverá reunir cerca de 40 empresas dos setores de plástico e borracha, todas sediadas no município.

A Fundação Vanzolini da Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Instituto Mauá de Tecnologia e Fundação Salvador Arena participarão do evento.

A Rodada Tecnológica acontecerá das 8h30 às 14h e começa com a abordagem das instituições de ensino e pesquisa sobre o trabalho que realizam e a importância do desenvolvimento tecnológico dentro das empresas. Elas mostrarão as oportunidades que a ação resulta e ao mesmo tempo vão ampliar a interação com as indústrias, no sentido de estabelecer ações de cooperação futuras e fornecimento de serviços de maneira individual ou coletiva.

Em contrapartida as empresas participantes apresentarão suas necessidades e poderão aproveitar o encontro para trocar informações, individualmente, com os pesquisadores. Cada empresa poderá expor seus projetos para até três instituições.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema, Luis Paulo Bresciani, a inovação tecnológica deve ser um processo constante em qualquer empresa. Segundo ele com os mercados cada vez mais competitivos e exigentes é necessário que as indústrias estejam sempre atualizadas e preparadas para competir. "O nosso propósito com a Rodada Tecnológica em Diadema é chamar atenção para esta questão e promover a possibilidade de projetos e parcerias entre empresas e universidades", ressalta.

A Rodada Tecnológica integra as ações do PDS (Plano de Desenvolvimento Setorial) que a Prefeitura de Diadema realiza com empresas que atuam nos setores de plástico e borracha. Em desenvolvimento desde o começo do ano o PDS tem como parceiros a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), o Sindiplast (Sindicato das Indústrias do Plástico do Estado de São Paulo) e Sindibor (Sindicato da Indústria de Artefatos de Borracha do Estado de São Paulo).

Baseado em quatro eixos (ampliação da competitividade e acesso a mercados; desenvolvimento do capital humano; acesso à tecnologia; e gestão de projetos e indicadores) o PDS busca levar inovação às empresas do segmento do plástico e da borracha em Diadema e ABCD. Em Diadema, os dois setores reúnem 350 indústrias e juntas geram mais de 3.200 empregos.


Serviço - Rodada Tecnológica de Diadema – Dia: 26/11, das 8h30 às 14h. Local: CIESP/ Diadema, Avenida Fábio Eduardo Ramos Esquível, S/N, Vila Mulford. Inscrições e informações: 4332-8282 ou pelo e-mail eventos@keepon.com.br .



Programação:


8h30 - Credenciamento

9h - Abertura. Participações: secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema Luis Paulo Bresciani; representante do SINDIPLAST Gilmar do Amaral, representante do SINDIBOR Lais Correa de Mello; representante da ABDI Ana Sofia; diretor titular Ciesp/Diadema - José Gascon Hernandez; e da Caixa Econômica Federal, Maria Cristina Farah. 

10h - Apresentação das Instituições (20 minutos cada): Fundação Salvador Arena, Unifesp, Senai, Instituto Mauá de Tecnologia e Fundação Vanzolini da Politécnica da USP.

12h - Palestra sobre Programa Proplástico (Programa de Renovação do Parque Industrial para as Indústrias do Setor Plástico) com representante do BNDES.

12h30 -  Brunch e intervalo

13h30 às 16h30 - Conversa das empresas com as  instituições

17h - Encerramento


ABCD MAIOR

Nenhum comentário: