12 de jan. de 2009

Observatório está aberto para visitação (ISTO É DIADEMA)


Observatório funciona no bairro Inamar 

O Observatório Municipal de Diadema, que funciona por meio de uma parceira entre a Prefeitura e a Associação de Astronomia e Astrofísica de Diadema (AAAD), realiza neste mês de janeiro uma série de atividades.
Está programada oficina, exibição de vídeos sobre astronomia e visitação ao telescópio para observação do espaço e dos planetas do sistema solar. Nos dias 13 e 14, às 14h, a Associação fará a exibição de vídeos sobre os planetas Júpiter e Saturno. Já nos dias 20 e 21 de janeiro ocorre a oficina Relógio de Sol, que vai mostrar aos alunos o funcionamento dessa peça que foi o primeiro relógio da Humanidade.

A Associação é uma sociedade civil independente, cultural, científica e sem fins lucrativos, fundada em 25 de fevereiro de 1989 com o objetivo de estimular e cultivar o estudo da Astronomia e das ciências afins.

Observação Pública

No último sábado do mês, dia 31, a partir das 19h, haverá mais uma observação pública de astros celestes no telescópio do Observatório. A observação, é importante ressaltar, ocorrerá se houver boas condições climáticas, que permitam a visualização do céu. Para saber se haverá observação, ligue antes para o Observatório (4043-6457).

O telescópio é um modelo MEADE, com refletor de 400 mm (16 polegadas) e distância focal de 1830 mm.. Ele está instalado numa torre de três andares com 9 metros de altura, encontrando-se a 830 metros de altitude e permite a visualização de astros como a Lua, Júpiter e os anéis de Saturno.

A cúpula do Observatório Municipal de Diadema conta com estrutura de aço e revestimento externo de cobre e é de 1917, sendo trazida para o Brasil pela Ordem dos Beneditinos de São Paulo para o Observatório de São Bento, extinto na década de 50.

Construído pela Prefeitura, o Observatório Municipal de Diadema (OMD) foi fundado em dezembro de 1992 e está localizado no Centro Cultural Inamar.

Serviço Observação Pública de Astros no Telescópio

Observatório Municipal de Diadema/Centro Cultural Inamar

Avenida Antonio Silvio Cunha Bueno, 1.322 – Jardim Inamar – Diadema.

Fone: 4043-6457 .  Por Heitor Bisi (P.M.D.)

Nenhum comentário: