25 de out de 2008

Consumidores estão cada vez mais exigentes, diz pesquisa


SHOPPING PRAÇA DA MOÇA 
 
Michele Loureiro
Tauana Marin

Diversas lojas aglomeradas em um mesmo local já não são a atração principal de quem freqüenta um shopping. Os consumidores, cada vez mais exigentes, procuram por serviços e locais destinados ao entretenimento.

A sofisticação também é um aspecto levado em conta. Pesquisa realizada pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano), em parceria com a empresa de comunicação Cavassani Integrada, apontou que moradores da região priorizam um ambiente bem estruturado, limpo e decorado.

Além disso, os 400 questionários aplicados apontaram que a variedade de lojas, comida e serviços, o movimento, organização, iluminação, limpeza dos banheiros e horários de funcionamento dos shoppings são favoráveis à maior satisfação do cliente. "A nota média que as pessoas deram aos shoppings do Grande ABC é 8, levando em conta todos esses aspectos", conta o professor da USCS, Paulo Destro.

Baseados nestes critérios, 34,4% dos consumidores da região apontaram que preferem o ABC Plaza, 27,5% o Shopping ABC, 6,1% o Mauá Plaza Shopping e 1,5% o Shopping Metrópole - o restante optou por centros de compra localizados em São Paulo.

O Shopping ABC, em Santo André, é o mais conhecido pelas pessoas - cerca de 90% já freqüentaram. Seguido pelo ABC Plaza, com 80%.

A pesquisa apontou que nos shoppings faltam inovação, lazer e diversão, além de pessoas dispostas a ajudarem nas lojas. "São pontos que precisam ser trabalhados para que o consumidor possa se sentir satisfeito por completo", frisa o professor.

Os shoppings se tornaram, de fato, a primeira opção das pessoas quando o assunto é sair de casa. A expectativa é que nos próximos cinco anos sejam inaugurados 100 centros de compras no País.

"Os shoppings oferecem atualmente opções de diversão para toda a família. Isso é reflexo do grau de exigência do consumidor de hoje, que por falta de tempo, precisa de todos os serviços em um só local", conta o presidente da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), Nabil Sahyoun.




Grande ABC deve ganhar mais 3 centros de compras

Lojas, Praça de Alimentação, Parque de Diversões, banco, manicure, laboratório médico. A oportunidade lucrativa, de unir diversas modalidades de serviços em um único complexo, atraiu empresários que investem na região.

Há previsão de mais três shoppings no Grande ABC.Em Diadema, há o Shopping Praça da Moça, cujas obras devem ser concluídas em abril de 2009; outro, em São Bernardo, que será construído no bairro Ferrazópolis e deve ser inaugurado em 2010; e um terceiro, que deve sair do papel em São Caetano - ainda sem data de abertura divulgada - e que será parte do complexo comercial e residencial do Espaço Cerâmica.

OBRA ADIANTADA
Com quase 100% da estrutura contratada (blocos, telhado e até elevadores e escadas rolantes), a obra do Shopping Praça da Moça - investimento estimado de R$ 150 milhões - segue em ritmo acelerado para atender o cronograma.

O espaço (serão 30 mil m² de área bruta locável) já tem definidas as lojas âncoras (nomes como Magazine Luiza, Lojas Marisa, Riachuelo, Americanas e C&A) e tem os recursos garantidos para sua conclusão.


OBRA PREVISTA - Outro empreendimento, a ser construído em São Bernardo, (nesse caso, o valor do investimento não foi divulgado, apenas o do terreno, que soma R$ 44 milhões), terá inicialmente cerca de 30 mil m² de área locável e será construído pela General Shopping.

Nos arredores desta área, moram mais de 500 mil pessoas, uma demanda qualificada para despesas de mais de R$ 150 milhões por mês.

O empreendimento está em fase de aprovação de documentos na Prefeitura e deve iniciar as obras em 2009.

OBRA FUTURA - No caso do Shopping programado para São Caetano, não há datas nem divulgação de investimentos. Apenas o local - Espaço Cerâmica - foi definido.

MELHORIAS - Enquanto isso, os shoppings da região aprimoram suas estruturas para continuar atraindo o público. É o caso do Shopping Metrópole, que investiu R$ 8 milhões para ampliar a Praça de Alimentação.

Além dele, o Shopping ABC, que recebe 1 milhão de visitantes por mês, investiu R$ 5 milhões para ampliação do estacionamento.



Em Diadema, Shopping Praça da Moça fica pronto em abril

Entreterimento e diversão. Este é o maior objetivo dos freqüentadores dos shoppings da região.

"É claro que as lojas são importantes, mas nem sempre que vou ao shopping compro alguma coisa. Na maioria das vezes vou ao cinema e à Praça de Alimentação", conta a estudante Sylmara Santos.

Para Felipe Valfogo, que raramente freqüenta shoppings, o conjunto diversão-lojas é fundamental. "Odeio lugares cheios, por isso não frequento o shopping em finais de semana, por exemplo. O que eu realmente busco é um ambiente confortável, bem decorado e que possibilite oportunidades de lazer", conta.

O publicitário José Roberto Ribas Júnior conta que o atrativo principal do shopping são as idas ao cinema. "Além de ir ver algum filme, aproveito para comer, pagar contas e freqüentar livrarias", completa.

Para ele, os shoppings são mais do que um simples centro de compras, são um local onde serviços diversos são oferecidos. "O melhor é que enquanto me divirto, posso deixar meu carro para lavar no próprio estacionamento.

Nenhum comentário: