15 de out. de 2008

Banda Jazz Sinfônica de Diadema faz homenagem a Noel Rosa

 
No dia 19 de outubro, a partir das 19h, a Banda Jazz Sinfônica de Diadema apresenta no Teatro Clara Nunes o concerto “Noel Rosa - O Poeta da Vila”, com a participação especial do clarinetista, saxofonista, compositor e arranjador Nailor Aparecido Azevedo, mais conhecido como Proveta.

O público interessado em assistir o espetáculo deve retirar os ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro. A apresentação é gratuita e recomendada para toda a família.
Desde abril, a banda está realizando apresentações sobre vários temas no Centro Cultural Diadema. Eles já tocaram canções sobre ‘Os Grandes Compositores Brasileiros’, ‘A História do Jazz’ e ‘Bossa Nova 50 Anos’. O objetivo é mostrar o diversificado trabalho que o grupo vem desenvolvendo desde a sua criação e despertar o interesse da população por música instrumental. Jazz Sinfônica - Criada em 2001, a partir da Lira Musical Diadema, a Banda Jazz Sinfônica é conhecida por seu repertório variado, baseado em músicas de compositores clássicos e populares. É semelhante às Big-Bands Norte-Americanas, que fizeram grande sucesso nas décadas de 30 e 40. É composta por 26 músicos, sendo um terço deles formado pela Casa da Música de Diadema. O maestro é o norte-americano Todd Murphy. Segundo Murphy, uma característica presente na Jazz Sinfônica é a preocupação em apresentar uma música de qualidade para o público. “Buscamos trabalhar música de alto nível, que envolva pessoas de todas as idades e classes”, conta o regente. O convidado - Antes de aprender a ler as letras do nosso alfabeto, Proveta já sabia ler as notas musicais. Aos seis anos de idade, tocava clarinete na banda de Leme (SP), sua cidade natal. Também muito cedo, iniciou sua carreira profissional tocando em bailes. Estudou saxofone e passou a integrar outras formações musicais da região, dentre as quais a Banda Brejo, da cidade de Valinhos (SP). Na cidade de São Paulo, com apenas dezesseis anos de idade já era integrante da orquestra do Maestro Sylvio Mazzucca, famosa em todo o Brasil. Em seguida, participou da banda do 150 Night Club, no Hotel Maksound Plaza, badalada casa noturna de São Paulo que apresentava regularmente grandes atrações internacionais. Proveta teve então oportunidades de dividir o palco com renomados artistas, entre os quais Anita O’Day, Joe Williams, Paquito D’Rivera, Benny Carter, Natalie Cole. Fez diversas turnês pelo Brasil tocando com na orquestra de Ray Conniff.

Freqüentou cursos de aperfeiçoamento musical e formou os grupos - Banda Aquarius, Sambop Brass e, por último, a Banda Mantiqueira - liderando essas formações e escrevendo a maioria dos arranjos. Já no seu primeiro CD “Aldeia”, a Banda Mantiqueira ganhou o Prêmio Grammy, em 1998, na categoria Melhor Performance de Jazz Latino. É muito requisitado pelos estúdios de gravação e apresenta-se com freqüência no exterior com César Camargo Mariano, Joyce, Mônica Salmaso, entre outros.

Claudia Mayara ServiçoBanda Jazz Sinfônica - Teatro Clara Nunes - Rua Graciosa, 300, Centro. Tel: 4056-3366. Dia: 19 de outubro, às 19h

Nenhum comentário: