12 de ago. de 2008

Morre Ivonice Satie, criadora da Cia. de Danças de Diadema




Carla Navarrete
Do Diário OnLine

Criadora da Cia. de Danças de Diadema, a coreógrafa Ivonice Satie morreu nesta terça-feira, aos 57 anos, no hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo. Ela lutava contra o câncer e teve insuficiência dos órgãos.

O corpo de Ivonice está sendo velado no teatro Sérgio Cardoso, na capital paulista. O enterro será na tarde de quarta-feira, às 17h, no cemitério Morumbi.

Segundo a atual diretora artística da Cia. de Danças de Diadema, Ana Bottosso, Ivonice era "muito envolvida e apaixonada pelo que fazia" (veja declaração).

Ivonice começou a dançar aos nove anos, na Escola Municipal de Bailados de São Paulo. Em 1968, entrou para o Corpo de Baile do Teatro Municipal de São Paulo, o atual Balé da Cidade de São Paulo, onde permaneceu por 14 anos. Em 1977, recebeu um prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) como melhor bailarina.

Em 1993, Ivonice virou diretora artística do Balé da Cidade de São Paulo. No mesmo ano, assumiu o cargo de assessora de linguagem artística de Diadema. Dois anos depois, criou a Cia. de Danças da cidade, grupo que dirigiu até 2002.

Entre 2003 e 2005, Ivonice foi diretora da Companhia de Dança do Amazonas. Nos últimos tempos, continuava como consultora artística do grupo, da Cia. de Danças de Diadema e ainda era diretora artística da Cia. Sociedade Masculina, em São Paulo.

Cidadã diademense - Em 20 de maio deste ano, a bailarina foi homenageada pela Prefeitura de Diadema em uma cerimônia em que recebeu o título de cidadã da cidade. Já debilitada pelo câncer, ela não pôde comparecer pessoalmente.

Além da Cia. de Danças, Ivonice também criou na cidade, em 1998, um projeto de dança para portadores de deficiência física, atualmente o Grupo Mão na Roda. No mesmo ano, fundou o Núcleo de Balé Clássico para a comunidade do município.

NOSSOS SENTIMENTOS, FOI UMA PESSOA DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA DIADEMA!

Nenhum comentário: